sábado, 26 de março de 2011

Quem já ouviu falar na Isotretinoína?

 A Isotretinoína é um  fármaco utilizado no tratamento do acne severa ou da rosácea. É utilizado também como medicamento na quimioterapia de certos tipos de câncer de pele. Trata-se quimicamente do ácido 13-cis-retinóico, isômero sintético da tretinoína, um teratogênico, onde o uso na gravidez é terminantemente proibido.Seu efeito consiste na redução do tamanho da glândula sebácea e redução da secreção oleosa e o tratamento dura aproximadamente de 6 a 8 meses sob critério médico.
Em novembro de 2009, a farmacêutica Roche retirou o medicamento de marca Accutane, pelo risco de ocorrência de grave doença intestinal. Todavia, as formas genéricas continuam sendo vendidas normalmente. No Brasil é popular a marca Roacutan.
Os efeitos colaterais do medicamento são vários, sendo a teratogenia considerada o mais grave. Alguns estudos realizados tem demonstrado a possibilidade de uso de isotretinoína e efeitos relacionados à depressão, ansiedade e tentativas de suicídio, todavia a maioria deles ainda é inconclusiva.
Em não-gestantes, os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem após o término do tratamento:
·                     Ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos).
·                     Ressecamento das mucosas bucal, nasal, genital e ocular.
·                     Queda e ressecamento de cabelo.
·                     Sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa).
·                     Ressecamento intenso da pele.
·                     Dores musculares e nas articulações.
·                     Diminuição da imunoresistência.
·                     Asma,bronquite,entre outras possíveis complicações respiratórias.
·                     Dor de cabeça.
·                     Aumento do colesterol e triglicerídeos.
·                     Alterações das enzimas hepáticas.
OBS: No caso de mulheres é extremamente importante que não engravidem durante o período de tratamento, ou um mês após o mesmo. O medicamento é um teratogênico, e pode provocar má formação.
Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames periódicos, que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário