sexta-feira, 25 de março de 2011

Trauma Torácico

          
           As lesões de tórax são a principal causa de morte por trauma (uma em cada quatro) por ano, embora a grande maioria de todos os traumas torácicos (90% dos traumas fechados e 80% dos ferimentos penetrantes) possa ser tratada sem cirurgia.
          Lesões torácicas despercebidas ou não reconhecidas devido a uma avaliação incompleta ou imprecisa podem prejudicar a ventilação ou os sistemas de troca de oxigênio e produzir hipóxia tecidual, hipercapnia e acidose.
        Vários mecanismos de trauma, incluindo colisões de veículos motorizados, quedas, lesões por prática de esportes, lesões por esmagamento e ferimentos por arma branca ou por projétil de arma de fogo, podem causar trauma no tórax.
De acordo com Giannini, Soldá e Saad Júnior (2001), o trauma de tórax pode ser classificado em lesões fechadas ou abertas, em função da abertura ou não da cavidade pleural. Qualquer um dos órgãos contidos na caixa torácica pode ser lesionado durante um trauma, isso, dependerá de seu mecanismo, trajetória e magnitude. Os órgãos do abdome também podem ser acometidos, como é o caso do fígado e do baço.
Toso Filho (2007) define pneumotórax como o a presença de ar no entre a pleura visceral e parietal do pulmão, denominado espaço pleural, podendo ser decorrente de trauma torácico aberto ou fechado. No trauma aberto ocorre entrada de ar pela própria lesão da parede torácica, enquanto que no fechado o acumulo de ar é originado da lesão pulmonar ou brônquica, uma vez que não existe comunicação entre o ambiente e o meio interno.
O pneumotórax hipertensivo ocorre por trauma fechado e é considerado uma  emergência potencialmente letal, onde o ar vai penetrando no espaço pleural elevando a pressão intratorácica evoluindo para dificuldade respiratória e por comprimir a veia cava inferior causa hipotensão, o que leva o individuo a  choque( PHTLS, 2007)
Os hemotórax traumáticos ocorrem por lesão do tecido pulmonar, do coração e dos vasos da parede torácica, mediastino ou do pedículo pulmonar em conseqüência do trauma fechado ou aberto. Já os hemotórax secundários a lesão do tecido pulmonar, apresentam sangramento moderado, geralmente com o acumulo de aproximadamente 700 ml de sangue. Na maioria dos casos esse sangramento cessa espontaneamente por causa da baixa pressão hidrostática (FERREIRA; STARLING, 2002).

Referências:

- FERREIRA, ET; SATARLING, SV. Hemotórax e Pneumotórax. In; PIRES, MTB; STARLING, SV. Manual de Urgências em Pronto Socorro, 7 ed, Rio de Janeiro: Medsi, 2002.

- GIANNINI, JÁ; SOLDÁ, SC, SAAS JUNIOR, R Trauma de tórax. In: COIMBRA, RSM, SOLDÁ, SC; CASAROLI, AA. Emergências traumáticas e não traumáticas. São Paulo: atheneu, 2001.

- PHTLS-Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado/NAEMT( National Association of Emergeny Medical  Technicians), [tradução de Diego Alfaro e Herminio de Matos Filho]- Rio de Jareiro:Elsevier, 2007.

TOSO FILHO, AL. Trauma de tórax. In: PIRES, MTB; STARLING, SV. Manual de Urgências em Pronto Socorro, 7 ed, Rio de Janeiro: Medsi, 2002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário