quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BIOSSEGURANÇA: MEDIDAS ADOTADAS NA PRESTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM


Clebson Veríssimo da Costa Pereira¹; Kleane Maria da Fonseca² ; Francisco Fredson de Sousa³
 
1. Enfermeiro graduado pelas  Faculdades Integradas de Patos - FIP. Apresentador. E-mail: clebson_verissimo@hotmail.com
2. Docente Especialista do Curso Bacharelado  em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG2.
3. Enfermeiro graduado pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP.


INTRODUÇÃO
    
A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde, por abordar medidas de Controle de Infecções para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde(OPPERMANN; PIRES, 2003).
     Os trabalhadores de enfermagem inseridos nas atividades de prestação de serviços de saúde, executam atividades que requerem contato físico com o usuário, estando mais vulneráveis a adquirir infecções, uma vez que, estão em contato direto com secreções e eliminações provenientes dos pacientes e inseridos em ambiente com diversidade de microorganismos (SÊCCO; GUTIERREZ; MATSUO, 2002).
     Diante desse contexto justifica-se a importância de medidas de biossegurança  a serem adotadas pelos profissionais de Enfermagem  para  prevenir  acidentes ocupacionais e promover consciência sanitária de preservação do meio ambiente através da  manipulação e descarte de resíduos hospitalares. Contribui-se com esse estudo para o planejamento da Assistência de Enfermagem  livre de riscos e acidentes ocupacionais.


OBJETIVOS
 
Identificar as medidas de biossegurança adotadas pelos profissionais de enfermagem na prevenção de  riscos biológicos ocupacionais.


METODOLOGIA


O estudo caracteriza-se como descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa realizado em um Hospital de um município Paraibano, a amostra foi constituída de 29 profissionais de Enfermagem, utilizou–se um questionário semi-estruturado no período de agosto e setembro de 2009. Os dados coletados foram trabalhados estatisticamente e analisados a luz da literatura pertinente.


ANÁLISE DOS DADOS


Os resultados demonstram que 24(82,8%) dos profissionais são do sexo feminino, com faixa-etária a cima de 35 anos, onde a maioria 13(45%) atua no setor de clínica médica em plantões de 24 horas. Quanto à utilização de EPI, 17(58,6%) usam luvas sempre, 18(62,1%) utilizam máscaras às vezes, 17(58,6%) não usam avental e 25(86,2%) não faz uso de óculos de proteção.
Quanto a ocorrência de acidentes com materiais biológicos, 18(62,1%) relatram ja ter sofrido acidente durante a assistencia de enfermagem.


CONCLUSÕS


Observou-se que ainda há falhas nas medidas de biossegurança para riscos biológicos adotadas pelos profissionais de Enfermagem. Portanto se faz necessário novos olhares para esse fato, pois o trabalhador de enfermagem devem receber capacitações e supervisões quanto a adoção de medidas de biossegurança para evitar acidentes ocupacionais que geram conseqüências  física e psicológica para sua saúde.


REFERÊNCIAS


MARZIALE, M. H. P; NISHIMURA, K. Y. N; FERREIRA, M.Ml. Risco de contaminação ocasionada por acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem. Rev. Latino Americana de Enfermagem, v. 12, n.1, jan. - fev., 2004.


OPPERMANN, C. M; PIRES, L. C. Manual de biossegurança para serviços de saúde. Porto Alegre: PMPA/SMS/CGVS, 2003.


SECCÔ, I.A.O.; GUTIERREZ, P.R.; MATSUO, T. Acidentes de trabalho em ambiente hospitalar e riscos ocupacionais para os profissionais de enfermagem. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. V. 23 jan. - dez., 2002.


Artigo científico apresentado no 13º CBCENF em Natal RN, setembro, 2010.

Um comentário:

  1. gostei muito da sua postagem.aluna de enfermagem goias.........2011 Queli Cristina

    ResponderExcluir