quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ECG E ENZIMAS CARDIACAS: DOIS COMPONENTES IMPORTANTES NO DIAGNOSTICO DO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO


O Infarto agudo do miocárdio é uma cardiopatia isquêmica, que ocorre por obstrução das coronárias (artérias que alimentam o músculo cardíaco) resultando em necrose da parede miocárdica. Sua etiologia são varias:
- Aterosclerose coronariana;
- Êmbolos coronários;
- Doença arterial coronária trombótica;
- Vasculite coronária;
- Vasoespasmo coronário;
- Doença vascular coronária infiltrativa e degenerativa;
- Oclusão dos óstios coronários;
- Anomalias coronárias congênitas;
- Traumatismo;
- Aumento das necessidades miocárdicas de oxigênio sem aumento

O eletrocardiograma é um exame no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Quando o paciente está infartando o ECG pode revelar:


Supradesnivelamento do seguimento ST                              

           






OBS: Lembrando que 50% dos pacientes que chega na emergência  infartando não são diagnosticados no primeiro ECG, onde deve-se repetir uma série desse exame.
Muitas vezes apenas o  ECG não dá para identificar o IAM, então o médico deverá solicitar a dosagem da enzimas cardiacas.
Enzimas cardíacas: 
- Creatinofosfoquinase (CPK) fração MB:
É a chamada CPK-MB massa .Esta enzima eleva-se no sangue  entre 3 e 6 horas após o início dos sintomas de infarto do miocárdio, com um pico de elevação entre 16 e 24 horas, normalizando-se entre 48 e 72 horas.
Mioglobina : 
É uma enzima cardíaca cujos  valores de referência  variam com a idade,  sexo e raça. Esta enzima é liberada rapidamente pelo miocárdio lesado, começando a elevar-se entre 1 e 2 horas após o início dos sintomas de infarto do miocárdio, com um pico de elevação entre 6 e 9 horas e normalização entre 12 e 24 horas.
Embora pouco específica pelo seu elevado valor preditivo negativo (o qual varia de 83% a 98% ), é excelente para afastar o diagnóstico de infarto do miocárdio .A sua elevação não confirma o diagnóstico de infarto do miocárdio, mas quando o seu valor é normal,  praticamente afasta o diagnóstico da doença. 
- Troponinas :
São enzimas que estão presentes no sangue sob três formas de apresentação ( troponina C ou TnC, a troponina I ou TnI e a troponina T ou TnT). Estas enzimas se elevam-se entre 4 e 8 horas após o início dos sintomas, com pico de elevação entre 36 e 72 horas e normalização entre 5 e 14 dias. Apresentam a mesma sensibilidade diagnóstica da CK-MB entre 12 e 48 horas após o início dos sintomas do infarto do miocárdio, mas na presença de portadores de doenças que diminuem a especificidade da enzima CPK-MB , elas são indispensáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário