sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Novo imunobiológico é incluido no calendário do Programa Nacional de Imunizações ( PNI)



A doença meningocócica é um dos grandes problemas de saúde pública, estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade, que varia de 7 a 70%. Mesmo em países com assistência médica adequada, a meningococcemia pode ter uma letalidade de até 40%.
Considerando ser a vacina a principal forma de prevenção contra a doença, o Ministério da Saúde incluiu no segundo semestre de 2010 a vacina meningocócica C (conjugada) no Programa Nacional de Imunizações com o objetivo de proteger a população de um dos tipos mais letais de meningite. A vacina fará parte da rotina contida no calendário de vacinação da criança na faixa etária de menores de um ano de idade. No ano de introdução a vacina será disponibilizada para as crianças menores de 2 anos de idade (1 ano 11 meses e 29 dias). A opção em implantar esta vacina é baseada na alta prevalência da doença pelo sorogrupo C no Brasil.
A Doença Meningocócica (DM) é uma infecção bacteriana aguda, causada pela Neisseria meningitidis, diplococo Gram negativo, cuja disseminação resulta em doença invasiva, geralmente septicemia e/ou meningite. Ela é responsável por aproximadamente 3.500 casos por ano  podendo ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, porém é mais comum em crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nos menores de 1 ano de idade, e está associada à ocorrência de surtos. Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais freqüentemente causam doença são o A, o B, o C, o Y e o W135.
A vacina meningocócica sorogrupo C, conjugada – CRM197 deve ser reconstituída antes da administração. vacina deve ser administrada exclusivamente pela via intramuscular profunda, de preferência na área ântero-lateral da coxa da criança.Não deve ser administrada pela via intravenosa, intradérmica ou subcutânea.
O esquema de vacinação consiste em duas doses de 0,5 ml, com intervalo de 2 mês entre as doses, a partir dos 3 meses de idade. O reforço é recomendado no segundo ano de vida, respeitando-se o intervalo mínimo de 2 meses após o término do esquema primário . Preferencialmente entre 12 a 15 meses de idade. No ano de implantação a vacina será ofertada as crianças entre 1 a < de 2 anos dose única.
A vacina é fabricada pela industria suíça Novartis e envasada pela Fundação Ezequiel Dias(FUNED) laboratório Mineiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário