sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

INTOXICAÇÃO EXOGENA POR ORGANOFOSFORADOS




A intoxicação por pesticidas organosfosforados é considerada grave, uma vez que, esses compostos inibem uma enzima chamada acetilcolinesterase, enzima responsavel por degradar a acetilcolina, um neurotransmissor que age no Sistema Nervoso, nos receptores nicotínicoe e muscarinicos.
 O mecanismo é o seguinte: como os organosfosforados inibem a acetilcolinesterase, a acetilcolina fica em excesso nos recepteores nervosos promovendo o quadro clínico do envenenamento.
Sintomas
-         Efeitos muscarínicos: salivação excessiva, lacrimejamento, liberação do esfíncter vesical, diarréia, vômitos, broncorréia e broncoconstrição.
-         Efeitos nicotínicos: fasciculações, cãimbras, fraqueza muscular, hipertensão, taquicardia, dilatação pupilar e palidez cutânea.
-         SNC: inquietação, labilidade emocional, cefaléia, tremores, sonolência, confusão, ataxia, psicose, convulsões e coma.
-         As mortes decorrem: depressão respiratória associada à hipersecreção traqueobrônquica.
O tratamento
• manter a permeabilidade das vias aéreas;
• oxigenoterapia, se necessário;
• hidratação venosa;
• lavagem corporal exaustiva, em casos de contaminação dérmica;
• esvaziamento gástrico;
• carvão ativado;
• uso de catártico.
OBS - a droga utilizada é a ATROPINA (antagonista competitivo da acetilcolina) onde se utiliza 1 a 2mg(empírica para cada paciente) repetida em 5 a 10 min. ou em bomba de infusão (BIC).
A atropinização deve ser suspensa quando o paciente estiver assintomático após algum tempo, com espaçamento de pelo menos 2 horas, e nunca antes disso, pois pode haver efeito rebote e reaparecimento do quadro de intoxicação.

Sinais de atropinização: midríase, taquicardia e ruborização cutânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário