quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hipertensão Intracraniana


O interior do nosso crânio é composto de tecido cerebral (80%), liquor (10%) e sangue (10%), e apresenta uma pressão no seu interior que varia de 5 a 15 mmHg. Durante uma lesão cerebral como é o caso do Traumatismo cranioencefálico (TCE) e nos acidentes vasculares encefálicos  (AVE), essa pressão pode chegar a níveis tensionais elevados, o que passamos a denominar de Hipertensão intracraniana (PIC > 20mmHg), isso por causa do edema cerebral e pelo acúmulo de CO2 que causa vasodilatação dos vasos cerebrais.
A hipertensão intracraniana (HIC) é uma condição clínica que acomete muitos pacientes em unidades de tratamento intensivo (UTI), tendo como origem diferentes anormalidades, tanto do sistema nervoso central como sistêmicas. Ela é uma das causas mais comuns de lesão cerebral secundária. A herniação do tronco cerebral é uma complicação fatal, que acontece porque o volume cerebral aumenta e a região do córtex hernia pelo forame Magno causando parada cardiorespiratória.
Nos pacientes vitimas de TCE a prevenção começa na emergência com administração de diuréticos (furosemida), manitol (diurético osmótico) e corticosteroides( Dexametasona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário