terça-feira, 25 de janeiro de 2011

USO DO SORO ANTITETANICO(SAT)  E SORO ANTIRABICO(SAR) NO AMBIENTE HOSPITALAR

Os soros podem ser de origem homóloga ou heteróloga. Os de origem homóloga são obtidos a partir de doador da mesma espécie do receptor. Os de origem heteróloga são obtidos a partir de doador de espécie diferente do receptor. No caso do Soro Antitetânico (SAT) e Soro anti-rábico (SAR) são heterólogos, uma vez que são obtidos de proteínas de eqüinos.A conservação desses imunobiológicos devem está ente+2°C e +8ºC.
O SAT é indicado para a prevenção e o tratamento do tétano. A sua indicação depende do tipo e das condições do ferimento, bem como das informações relativas ao uso do próprio SAT e do número de doses da vacina contra o tétano recebido anteriormente. Ele é apresentado sob a forma líquida, em ampolas de 5,0 ml (5.000 UI). No caso da profilaxia, o enfermeiro aplica apenas uma ampola de 5,0 ml de SAT na via intramuscular independentemente da faixa-etária.

            O SAR está indicado para a profilaxia da raiva humana após exposição ao vírus rábico. Sua indicação depende da natureza da exposição e das condições do animal agressor, no caso de agressões por animais silvestres e animais vadios e com suspeita da doença. Além do SAT são feitas doses de vacina anti-rábica, onde dependendo do caso são feitas 2 ou 5 doses. O SAR é apresentado, sob a forma líquida, em ampola de 5.0 ml (1.000 UI). A administração dele é feito a partir do peso do paciente onde deve ser feito 40 U.I /Peso corporal ou multiplicando 0,2 ml por peso.

            Como podem trazer complicações graves, tais como o choque anafilático e a doença do soro, a soroterapia deve ser feita em ambiente hospitalar, onde o profissional de enfermagem deve instalar solução fisiológica a 0,9%, garantindo adequado acesso venoso e a manutenção do gotejamento mesmo após a administração do soro e 10 a 15 minutos antes de iniciar a soroterapia aplicar prometazina IM ,Hidrocortizona EV e em risco de reações sistêmicas fazer cimetidina IM ou EV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário